quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

HOJE É QUINTA-FEIRA, É DIA DE "NÃO ERRE MAIS"


NÃO ERRE MAIS

Pergunta : -    -  “ENFRENTAR DE FRENTE”. PODE?
Explicação     -    Depende. Pode falar, mas somente a ênfase justificaria o seu uso. “Num relatório da empresa em que trabalho, encontramos logo no primeiro parágrafo: Enfrentando de frente… Está correto ou é uma tremenda redundância? “Enfrentar de frente” apresenta o mesmo problema de “encarar de frente”. Trata-se de uma redundância. A menos que alguém prefira enfrentar ou encarar “de costas”.

Pergunta :      -   EXTRATO ou ESTRATO?
Explicação     -  A frase a seguir está correta? “Esse aumento de 40% na matrícula trouxe para o ensino médio uma população de extratos mais baixos de renda.”
“Tratando-se de “camadas”, o correto não seria ESTRATOS?”
a)    ESTRATO = “camada”. O certo é “estrato social”, “sociedade estratificada” (=dividida em camadas), “estratosfera”…
b)    EXTRATO = “essência, resumo, sumo” (vem do verbo EXTRAIR): “extrato de tomate”, “extrato bancário”, “extrato (= essência de perfume)”…


Pergunta : -   ACRIANO ou ACREANO?
Explicação   - Comentário de um leitor: “O que está acontecendo com os naturais do estado do Acre. Quando o crime é do deputado, é acriano. Quando é do vereador agora empossado, é acreano. Será uma questão de status?” Não é questão de status.
O antigo dicionário Aurélio registrava as duas formas.
Segundo o novo Vocabulário Ortográfico publicado pela Academia Brasileira de Letras e o dicionário do mestre Evanildo Bechara, quem nasce no Acre é ACRIANO. Não há registro de acreano.

Pergunta: -  “QUAL É O PLURAL DE CD?”
Explicação     “Creio que existam algumas dúvidas quanto à correta utilização do apóstrofo. Este sinal tem sido muito utilizado (equivocadamente) para pluralizar siglas: ONG’s, OVNI’s, CPF’s…”
Não há regras rígidas para a formação do plural de siglas. No meio jornalístico, está consagrado o uso de um “s” (minúsculo) após a sigla: CDs, PMs, CPIs, ONGs, IPTUs, IPVAs, Ovnis, CPFs, OTNs, BTNs, Ufirs…
Não se justifica o uso do apóstrofo (CD’s, OTN’s, Ufir’s). Deve ser algum tipo de associação com o caso possessivo do inglês (Bob’s, MacDonald’s). No Português, o apóstrofo é para indicar a omissão de um fonema (copo de água = copo d’água).

Pergunta: -   -  ESTUPRO ou ESTRUPO?
Explicação    - Já faz um bom tempo que venho colecionando “casos” em que o Português está sendo “estrupado”. São situações nas quais o erro passa despercebido a muita gente boa. São casos em que jornalistas e até advogados desrespeitam o bom uso da nossa língua.
Podemos começar pelo “estrupo”. Além de mal escrito – o certo é ESTUPRO. (O texto original dizia que segundo a lei, ESTUPRO é só de mulheres. A Lei nº 12.015, de 7 de agosto de 2009, alterou a redação do artigo 213 do Código Penal e ampliou a relação para todos os gêneros.

Pergunta:  -      -    A CRIANÇA FOI SEQUESTRADA OU RAPTADA?
Explicação        -    A mania de furtar. Em geral, ele não agride ninguém. O seu prazer é “pegar escondido”. Crianças podem ser sequestradas. Como não há pedido de resgate, preferem dizer que elas foram “raptadas”. Há quem pense que, se não houver pedido de resgate, não há sequestro. Outro engano. Quando o sequestrador entra em contato com a família e exige alguma coisa em troca para libertar o sequestrado, temos um outro crime: a EXTORSÃO. Assim sendo, o que os jornais chamam de “sequestro”, na maioria das vezes trata-se de um sequestro seguido de extorsão ou extorsão mediante sequestro. Sequestrar é “tirar a liberdade de alguém ou alguma coisa”. É por isso que um bem pode ser sequestrado, ou seja, torna-se indisponível (seu dono não pode vendê-lo, por exemplo).
Confusões desse tipo são muito comuns. É interessante lembrar o velho caso do ROUBO e do FURTO. Só há roubo se houver algum tipo de “violência”. É comum as pessoas definirem os cleptomaníacos como “aqueles que têm a mania de roubar”. Mentira. O cleptomaníaco tem de furto.

Pergunta:       - O CERTO É  MANDADO e MANDATO?
Explicação     - Outro caso antigo é a mistura de MANDADO e MANDATO. Não existe “mandato de segurança”. Toda ordem judicial é um MANDADO: “mandado de prisão”, “mandado de busca e apreensão”, “mandado de segurança”. MANDATO é “o poder de mando”, é “o período em que alguém está no poder”, é “a representação que o eleitor atribui ao candidato eleito”: “Cassaram o mandato do deputado”; “O mandato do presidente é de cinco anos”.

Pergunta:       -  FULANO ENTROU COM UMA LIMINAR ESTÁ CERTO?
Explicação:    -  Temos outra “pedrada” jornalística quando alguém escreve: “Fulano entrou com uma liminar”. Ora, ninguém entra com liminar. Liminar é algo que se pede, e o juiz concede ou não. É a mesma história do “entrar com efeito suspensivo”. Isso é muito comum no meio esportivo. “Efeito” é consequência. Ninguém “entra” com efeito suspensivo. Mais uma vez é algo que se pede. O certo, portanto, é dizer que “se pediu efeito suspensivo”.
Agora, se você quer ver um juiz ficar “louco da vida”, é só dizer que ele “deu um parecer”. Quem dá parecer é consultor, perito, advogado… Juiz decide.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário