quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

BRASIL PODE ROMPER ACORDO COMERCIAL COM O MÉXICO SEGUNDO COLUNISTA DE O ESTADO DE SÃO PAULO, VALORIZAÇÃO DO REAL SERIA A CAUSA



O desenho atual da indústria automobilística brasileira pode estar prestes a mudar de forma radical. Segundo nota publicada nesta quarta-feira (1º) no jornal O Estado de São Paulo (na coluna Direto da Fonte, da jornalista Sonia Racy), o governo brasileiro está prestes a romper unilateralmente o acordo comercial com o México que isenta os veículos produzidos no país do imposto de importação – hoje de 35% sobre o valor do carro.

Caso isso aconteça, todos os veículos produzidos no México (a lista é grande!) terão de pagar os 35% de taxa para ingressarem no Brasil. De acordo com a nota publicada pelo 
Estadão, uma fonte do governo disse que a decisão foi tomada após várias tentativas de acordo, e que a notícia desagradou as autoridades mexicanas, que imediatamente foram atrás da presidente Dilma Rousseff, que faz sua primeira visita oficial a Cuba. 

Ainda na nota, a jornalista afirma que o rompimento do acordo é reflexo da valorização do Real frente ao Dólar norte-americano. O texto diz que, no início, o acordo comercial favorecia o Brasil, mas que agora “a situação se inverteu e os brasileiros querem voltar atrás”. Até o momento, não se sabe qual será a reação de Dilma Rousseff em relação ao caso. Mas é certo que qualquer mudança terá um enorme impacto para a indústria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário