quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

CUIDADO COM OS RUÍDOS DO SEU CARRO NÃO SÃO APENAS OS GASES POLUENTES QUE SÃO PREJUDICIAIS À SAÚDE, EXCESSO DE BARULHO TAMBÉM



É justamente na hora que você mais precisa de silêncio que se depara com ruídos daqui e dali. Já reparou? Sento para escrever esta reportagem e, advinha? O som altíssimo do prédio ao lado está me incomodando – e bastante. Ele não começou no exato momento em que digitei as primeiras palavras, mas só agora me toquei que ele está entrando em meus tímpanos sem pedir licença e que pode atrapalhar a minha saúde.

Exagerada? Talvez, mas há estudos que comprovam o quanto a poluição sonora é prejudicial. Em 2011, a Organização Mundial de Saúde (OMS), por exemplo, a apontou como a segunda principal causa de poluição do mundo, atrás apenas da poluição do ar. Considerada um crime ambiental, ela é constante no trânsito que você, motorista, enfrenta diariamente.

De acordo com a fonoaudióloga e representante da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Ana Claudia Fiorini, não é só a audição que pode ser comprometida, como a maioria das pessoas imagina. “Ela afeta, sobretudo, a qualidade de vida dos indivíduos. Prejudica sua motivação, capacidade de aprendizagem e de concentração. Além disso, pode causar fadiga, dores de cabeça, estresse, gastrite, perda de memória e aumento da pressão arterial”.
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário