Maio foi um mês de recuperação para o setor
automobilístico - tanto no que diz respeito às vendas, quanto à produção de
veículos.
Depois do recuo registrado em abril, todo
mundo se mexeu: as montadoras e revendas partiram para as promoções e o governo
deu seu incentivo, mudando as regras do Imposto sobre Produtos
Industrializados (IPI). Com isso, o licenciamento de veículos alcançou 287.465
unidades, um avanço de 11,5% na comparação com abril, segundo dados da
Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). É,
certamente, um alívio para as fabricantes. Mas ainda não muda o cenário anual,
já que o resultado representa um recuou de 9,8% em relação a maio de 2011.
Considerando o acumulado do ano, as vendas sofreram retração de 4,8%, somando
1,36 milhões de unidades.
A produção nacional também foi positiva:
passou a 280,8 mil unidades, índice 7,6% superior ao de abril. Contudo, a
tendência de queda para o ano se mantém, visto que o volume produzido em maio
foi 7,7% inferior ao de igual período de 2011. A soma dos veículos fabricados
de janeiro a maio atingiu 1,28 milhão de unidades, o pior resultado desde 2010
- e que indica queda de 9,5% na comparação com o ano passado.
Fiat na
ponta
A montadora italiana manteve a liderança nas
vendas de automóveis e comerciais leves, com 59.482 comercializações em maio -
ante 53.519 em abril. A GM surpreendeu e superou a VW,
alcançando 54.785 licenciamentos (foram 41.381 no mês anterior). A Volkswagen,
por sua vez, somou 54.537 emplacamentos (51.226 em abril) e foi seguida por Ford, com 24.267
unidades (24.103).
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