sábado, 23 de junho de 2012

VEÍCULO ELÉTRICO DE DOIS LUGARES É SOLUÇÃO ECOLÓGICA PARA AS GRANDES CIDADES



Renault Twizy: solução prática para o trânsito e poluição
Ele não pode ser chamado de um automóvel nem se encaixa perfeitamente na definição de um quadriciclo. O Twizy, veículo elétrico que a Renault começou a vender na Europa, está no Brasil. Trazido como vedete da marca na conferência ambiental Rio+20, o modelo representa a solução dos franceses para o trânsito e a poluição das grandes cidades.

A foto ao lado já dá ideia da dificuldade em explicá-lo. Parece um carrinho saído de filmes de ficção científica, mas é bem real. E simples. Ao planejar o que faria a respeito da tecnologia de veículos elétricos, a Renault optou por lançar quatro modelos. O primeiro é o Fluence Z.E (a sigla significa emissão zero), uma versão 100% elétrica do sedã vendido no Brasil e que o iG avaliou recentemente. Além dele, existe outro modelo adaptado, o Kangoo europeu, na versão de trabalho. E também dois veículos inéditos, criados para esse fim, o hatch compacto Zoe, uma espécie de Clio elétrico, o Twizy.
Foi esse último que o iG conheceu nesta quarta-feira, 20, no Rio de Janeiro, em meio a Rio+20. A ideia, como dissemos, foi usar a tecnologia elétrica num veículo pequeno capaz de ser usado na cidade em trajetos mais curtos – embora ele tenha autonomia de cerca de 100 km e velocidade máxima de 80 km/h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário