sábado, 23 de junho de 2012

VEÍCULO ELÉTRICO DE DOIS LUGARES É SOLUÇÃO ECOLÓGICA PARA AS GRANDES CIDADES



Renault Twizy: solução prática para o trânsito e poluição
Ele não pode ser chamado de um automóvel nem se encaixa perfeitamente na definição de um quadriciclo. O Twizy, veículo elétrico que a Renault começou a vender na Europa, está no Brasil. Trazido como vedete da marca na conferência ambiental Rio+20, o modelo representa a solução dos franceses para o trânsito e a poluição das grandes cidades.

A foto ao lado já dá ideia da dificuldade em explicá-lo. Parece um carrinho saído de filmes de ficção científica, mas é bem real. E simples. Ao planejar o que faria a respeito da tecnologia de veículos elétricos, a Renault optou por lançar quatro modelos. O primeiro é o Fluence Z.E (a sigla significa emissão zero), uma versão 100% elétrica do sedã vendido no Brasil e que o iG avaliou recentemente. Além dele, existe outro modelo adaptado, o Kangoo europeu, na versão de trabalho. E também dois veículos inéditos, criados para esse fim, o hatch compacto Zoe, uma espécie de Clio elétrico, o Twizy.
Foi esse último que o iG conheceu nesta quarta-feira, 20, no Rio de Janeiro, em meio a Rio+20. A ideia, como dissemos, foi usar a tecnologia elétrica num veículo pequeno capaz de ser usado na cidade em trajetos mais curtos – embora ele tenha autonomia de cerca de 100 km e velocidade máxima de 80 km/h.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

PRODUÇÃO E VENDAS DE VEÍCULOS TÊM ALTA EM MAIO INCENTIVOS DO GOVERNO RESULTARAM EM AVANÇO DE 11% NOS LICENCIAMENTOS


Maio foi um mês de recuperação para o setor automobilístico - tanto no que diz respeito às vendas, quanto à produção de veículos.

Depois do recuo registrado em abril, todo mundo se mexeu: as montadoras e revendas partiram para as promoções e o governo deu seu incentivo, mudando as regras do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Com isso, o licenciamento de veículos alcançou 287.465 unidades, um avanço de 11,5% na comparação com abril, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). É, certamente, um alívio para as fabricantes. Mas ainda não muda o cenário anual, já que o resultado representa um recuou de 9,8% em relação a maio de 2011. Considerando o acumulado do ano, as vendas sofreram retração de 4,8%, somando 1,36 milhões de unidades.
A produção nacional também foi positiva: passou a 280,8 mil unidades, índice 7,6% superior ao de abril. Contudo, a tendência de queda para o ano se mantém, visto que o volume produzido em maio foi 7,7% inferior ao de igual período de 2011. A soma dos veículos fabricados de janeiro a maio atingiu 1,28 milhão de unidades, o pior resultado desde 2010 - e que indica queda de 9,5% na comparação com o ano passado.
Fiat na ponta
A montadora italiana manteve a liderança nas vendas de automóveis e comerciais leves, com 59.482 comercializações em maio - ante 53.519 em abril. A GM surpreendeu e superou a VW, alcançando 54.785 licenciamentos (foram 41.381 no mês anterior). A Volkswagen, por sua vez, somou 54.537 emplacamentos (51.226 em abril) e foi seguida por Ford, com 24.267 unidades (24.103).