Embora enormemente funcional, o design automotivo
alemão pode às vezes pender para o antisséptico. Felizmente, a proximidade da
Alemanha com a Itália permite o acesso aos melhores estilistas do mundo. Nomes
como Giugiaro, Bertone e Micholotti emprestaram suas habilidades para os
vizinhos do norte com resultados impressionantes. Nos últimos vinte anos, a equipe da RD Sport
sediada em Milão tem devotado seus talentos às máquinas de Munique (Alemanha).
Vinte
anos atrás, nós experimentamos pela primeira vez o BMW E36 M3 deles.
Ele era rápido, bonito e atraía o tipo certo de atenção. Era um carro que valia
a pena lembrar, em grande parte devido à sua moderação e simplicidade sutil.
Ah, sim, ele era diabolicamente rápido também. Esse último lançamento da RD Sport é
baseado no novo E92 M3. Como seu irmão mais velho, o RS46, ele foi
mexido nos locais certos. É um carro do qual você quer se lembrar. “Nós achamos que a BMW fabrica carros fantásticos”, diz Federico Pavoncelli.
“Nós não queremos reinventá-los, mas, em vez disso, levá-los ao próximo nível,
um nível que se pareça muito com o que a fábrica faria.”
Ainda
que haja métodos mais baratos para extrair mais desempenho de um BMW,
nenhum oferece o nível de confiabilidade de aumentar o volume do motor.
“Durante algum tempo, a BMW considerou os turbos e compressores como
métodos de certa forma ‘baratos’ de elevar o desempenho”, afirma Pavoncelli. “A
BMW tem orgulho de seus motores naturalmente aspirados. Se eles
quisessem mais potência, eles simplesmente construiriam um motor maior.” Ironicamente, a BMW começou a abraçar os turbos enquanto a Audi se voltou para a rota
dos grandes blocos. Talvez um BMW com
compressor não seja uma idéia tão ruim afinal de contas. Como a RD Sport explica, o verdadeiro problema com a indução forçada feita fora
da fábrica é que certos motores nunca foram feitos para essa tecnologia. “Você
não faz ideia do que está se passando dentro da cabeça do cilindro”, Pavoncelli
acrescenta. “Se a BMW faz um motor turbinado, eles não prendem
simplesmente uma turbina ao motor. Um tanto mais do que isso está em jogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário