sábado, 28 de janeiro de 2012

BMW M3 GANHA AINDA MAIS FÔLEGO LONGA PREPARAÇÃO DEIXA O CUPÊ COM MOTOR 4.6 DE 532 CAVALOS


Embora enormemente funcional, o design automotivo alemão pode às vezes pender para o antisséptico. Felizmente, a proximidade da Alemanha com a Itália permite o acesso aos melhores estilistas do mundo. Nomes como Giugiaro, Bertone e Micholotti emprestaram suas habilidades para os vizinhos do norte com resultados impressionantes.  Nos últimos vinte anos, a equipe da RD Sport sediada em Milão tem devotado seus talentos às máquinas de Munique (Alemanha).
 
Vinte anos atrás, nós experimentamos pela primeira vez o BMW E36 M3 deles. Ele era rápido, bonito e atraía o tipo certo de atenção. Era um carro que valia a pena lembrar, em grande parte devido à sua moderação e simplicidade sutil. Ah, sim, ele era diabolicamente rápido também.  Esse último lançamento da RD Sport é baseado no novo E92 M3. Como seu irmão mais velho, o RS46, ele foi mexido nos locais certos. É um carro do qual você quer se lembrar. “Nós achamos que a BMW fabrica carros fantásticos”, diz Federico Pavoncelli. “Nós não queremos reinventá-los, mas, em vez disso, levá-los ao próximo nível, um nível que se pareça muito com o que a fábrica faria.”
Ainda que haja métodos mais baratos para extrair mais desempenho de um BMW, nenhum oferece o nível de confiabilidade de aumentar o volume do motor. “Durante algum tempo, a BMW considerou os turbos e compressores como métodos de certa forma ‘baratos’ de elevar o desempenho”, afirma Pavoncelli. “A BMW tem orgulho de seus motores naturalmente aspirados. Se eles quisessem mais potência, eles simplesmente construiriam um motor maior.” Ironicamente, a BMW começou a abraçar os turbos enquanto a Audi se voltou para a rota dos grandes blocos.  Talvez um BMW com compressor não seja uma idéia tão ruim afinal de contas. Como a RD Sport explica, o verdadeiro problema com a indução forçada feita fora da fábrica é que certos motores nunca foram feitos para essa tecnologia. “Você não faz ideia do que está se passando dentro da cabeça do cilindro”, Pavoncelli acrescenta. “Se a BMW faz um motor turbinado, eles não prendem simplesmente uma turbina ao motor. Um tanto mais do que isso está em jogo.


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